Menu


#CâmaraNoBairro: fechamento do semestre contou com presença de vereador que              quer implantar o projeto em Várzea Paulista; democracia e proximidade com a população

28 JUN 2017
28 de Junho de 2017

O ambicioso projeto #CâmaraNoBairro, em vigor junto ao Poder Legislativo em Caieiras, encerrou o ciclo de sessões descentralizadas quarta-feira, 21. Na oportunidade, os bairros jardins Marcelino – Vitória receberam mais uma edição da plenária legislativa em suas dependências. Foi a quinta sessão realizada por conta da atual Mesa Diretora e os resultados superaram as expectativas traçadas.

“O que desejávamos era compartilhar o mandato junto à comunidade, aos cidadãos e isso começou funcionar. Chegamos ao recesso parlamentar felizes com o elevado comparecimento de pessoas perante as sessões que realizamos”. Esta análise é do autor da proposta, Dr. Panelli, prontamente aceita por todos os demais vereadores.

A estreia da #CâmaraNoBairro ocorreu em fevereiro, no bairro mais populoso da cidade – Laranjeiras. Desde então, vila dos Pinheiros (março), sítio Aparecida – vila Rosina (abril), vila Miraval – Serpa (maio) e jardins Marcelino – Vitória (junho) completaram o rol de sessões externas à sede da Casa de Leis no primeiro semestre.

“Acredito que foi uma atitude acertada. Quando recebemos a sessão #CâmaraNoBairro aqui na ETEC Laranjeiras, não imaginávamos o quanto isso aproximaria a população do parlamento, pavimentando o acesso entre representantes – representados. Bombou! Show de cidadania e creio que isso só se multiplicou nos demais locais que receberam o evento”, analisou o diretor da escola técnica, Maggayver Grecco.

PRESIDENTES DE CÂMARAS

A realização das sessões #CâmaraNoBairro despertaram as atenções de líderes políticos, sobretudo presidentes de Câmaras em cidades estabelecidas no entorno de Caieiras. Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, por exemplo, sinalizaram interesse em realizar sessões aos mesmos moldes.

“Achei legal, interessante. É algo bastante democrático e vamos estudar as possibilidades de levar essa prática para Franco da Rocha. O contato com a população é algo que não pode ser desprezado”, avaliou Eric Valini, presidente da Câmara em Franco da Rocha, presente à sessão em vila dos Pinheiros.

Em manifestação feita ao programa radiofônico semanal “Câmara Aberta” (www.radioondacaieiras.com.br), às segundas-feiras, das 20 às 22h, a presidente da Câmara em Francisco Morato, Marcia do Alegria, destacou que em breve tratará do assunto, implantando o #CâmaraNoBairro na cidade onde dirige o Legislativo.

Na sessão que finalizou os trabalhos do primeiro semestre, quem acompanhou a sessão no bairro foi o presidente da Câmara em Várzea Paulista, Silso das Neves. O vereador, que reelegeu-se para o quinto mandato consecutivo, gostou daquilo que viu.

“Sempre tive vontade de aplicar isso na cidade, tanto que pedi que a assessoria levantasse onde isso ocorria na região. Uma coisa maravilhosa. Após as eleições, o povo alega que o vereador sumiu do bairro e a #CâmaraNoBairro aproxima o cidadão do vereador que elegeu. A impressão é maravilhosa, porque são os munícipes quem ganha com este projeto implantado em Caieiras”, elogiou. Agendou com o Dr. Panelli para que leis e normas sejam ajustadas para que o projeto seja viabilizado em sua cidade.

PRÓXIMAS EDIÇÕES #CÂMARANOBAIRRO

De acordo com o cronograma de sessões descentralizadas, no segundo semestre a Câmara Municipal em Caieiras estará presente nas seguintes regiões: jardins Eucaliptos (agosto), Esperança – Nova Era – Novos Rumos (setembro), Santa Inês (outubro) e Morro Grande (novembro).

 

Voltar


Tenha você também a sua rádio